terça-feira, 28 de agosto de 2012

Quer que alguém colabore? Faça ele se sentir envergonhado ou honrado

Quer que alguém colabore? Faça ele se sentir envergonhado ou honrado



Aqui esta uma boa dica para as mulheres que querem ser donas de corno e transformarem seus maridos em cornos mansos: Faça com que seu marido fique envergonhado ou honrado para mudar o comportamento dele.
Segundo uma nova pesquisa, honra e vergonha funcionam igualmente bem em incentivar cooperação social. O estudo se baseia em experiências anteriores que mostram que a cooperação também pode ser alcançada se os participantes enxergarem a possibilidade de criar e manter uma boa reputação.
O estudo levou em conta os resultados de uma série de experimentos com 180 estudantes universitários. Os resultados mostram que a ameaça da vergonha e a promessa de honra aumentam a cooperação social em até 50%.
Os cientistas acreditam que a pesquisa fornece conhecimentos para potenciais futuras estratégias para enfrentar questões globais, como as alterações climáticas.
A vergonha e a honra podem servir como táticas para impulsionar a cooperação social, e são cada vez mais importantes na era digital do YouTube, Facebook e Twitter, onde os atos de vergonha e honra estão sendo compartilhados e propagados em velocidade impressionante.
Os pesquisadores afirmam que esses sentimentos são cada vez mais utilizados para influenciar política e mudança cultural. Por exemplo, para deter a evasão fiscal, muitos estados dos EUA recentemente implementaram políticas de postar os nomes dos devedores fiscais on-line.
Programas de conservação em larga escala usam a honra para incentivar a participação empresarial e pública, tais como etiquetas que indicam aos consumidores que os produtos que eles compram são sustentáveis.
O novo estudo é parte de uma série tentativas de estabelecer uma base científica para futuras estratégias de incentivo à cooperação em relação a questões globais.
Na pesquisa, a reputação real dos participantes estava em jogo. Em grupos de seis, os participantes receberam 12 dólares cada. Eles jogaram 12 rodadas de um jogo, e a cada rodada eram convidados a decidir separadamente se contribuíam com 1 dólar que se converteria para todos (o total doado seria dobrado e distribuído igualmente entre todos os jogadores, independentemente se eles tinham contribuído ou não).
Ou seja, no final, todos os participantes teriam o que sobrou de seus 12 dólares (o que eles não doaram), além de sua parte do “bolão”. Isso gera uma tentação de não contribuir e se aproveitar das contribuições dos outros.
Para testar o impacto da vergonha e da honra, os jogadores foram informados no final de 10 rodadas que pelo menos dois ou mais jogadores generosos seriam convidados a revelar suas identidades na frente dos outros participantes, enquanto os outros quatro jogadores permaneceriam anônimos.
A equipe descobriu que os efeitos induzidos pela vergonha e pela honra levaram igualmente a 50% mais cooperação (aproximadamente 33 dólares de contribuição total) em relação às experiências onde todos os participantes permaneceram no anonimato (aproximadamente 22 dólares de contribuição total).[ScienceDaily]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mulher deveria trair o seu marido