sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nove maneiras secretas de persuadir e influenciar pessoas

Nove maneiras secretas de persuadir e influenciar pessoas

  A persuasão é uma das habilidades mais importantes que qualquer pessoa pode aprender porque é útil em incontáveis situações. No trabalho, em casa e em sua vida social, a habilidade de ser persuasivo e influenciar os outros pode ser essencial para atingir objetivos e ser feliz. Tanto para convencer seu marido a aceitar ser um corno manso, como também para convencer sua esposa a por-lhe os cornos, aprender técnicas e truques de persuasão será muito útil, pois o que você quer é convencer sua esposa ou marido a fazer ou aceitar uma situação que normalmente eles jamais aceitariam.
Aprender os truques da persuasão também pode dar a você discernimento para perceber quando ela está sendo usada com você por outras pessoas. O maior benefício de todos é que seu dinheiro permanecerá em seu bolso quando você percebe como vendedores e publicitários vendem a você coisas de que você não necessariamente precisa, além de obviamente não se deixar ser enganado por pessoas espertas e persuasivas em seu meio familiar e social.

Aqui vão nove dos melhores truques para ser persuasivo e influenciar os outros:

Moldura

Emoldurar é uma técnica freqüentemente utilizada na política. Um exemplo popular são as taxas de herança. Políticos que são contrários às taxas de herança as chamarão de “taxas da morte”. Ao usar a palavra “morte” no lugar de “herança”, todos os tipos de conotação negativa vêm à mente.
Emoldurar é bastante sutil, mas ao utilizar palavras carregadas de emoção, como “morte”, você pode facilmente persuadir as pessoas com seu ponto de vista.

Espelhamento

Espelhar alguém é quando você faz uma mímica de seus movimentos. O movimento pode, virtualmente, ser qualquer coisa, mas alguns óbvios são gesticular com as mãos, inclinar o tronco pra frente ou pra trás ou diversos movimentos de cabeça e braços. Todos fazemos isso inconscientemente e se você prestar atenção, provavelmente vai se pegar fazendo isso, eu já me peguei.
Como espelhar alguém é auto-explicativo, mas algumas dicas a serem lembradas são ser sutil e deixar um intervalo entre o movimento da pessoa e o seu espelhamento, de dois a quatro segundos bastam.

Escassez

Essa é uma que publicitários usam muito. Oportunidades, sejam elas quais forem, parecem muito mais atraentes quando a disponibilidade é limitada.
Isso pode ser útil para a pessoa na situação certa, mas mais importante que isso, esse é um método do qual você deve estar ciente. Pare e considere quão influenciado você está sendo pelo fato de que um produto é escasso. Se o produto é escasso, deve haver uma demanda gigantesca, não é mesmo?

Reciprocidade

É aquela velha história: “O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles”. Quando alguém faz algo para nós, nos sentimos compelidos a retribuir o favor. Então, se você quer que alguém faça algo legal pra você, por que não fazer algo legal para ele primeiro? Nos negócios, talvez você passe uma tarefa importante a ele. Em casa, talvez seja você emprestar o cortador de grama ao vizinho. Não importa onde e quando você o faça, o importante é reforçar o relacionamento.

Tempo

As pessoas estão mais passíveis de serem concordantes e submissas quando estão mentalmente fatigadas. Antes de você pedir algo a alguém que pode negar rapidinho, experimente esperar por um momento mais oportuno, quando essa pessoa acabou de fazer algum esforço mental grande. Isso pode ser no final do expediente, quando você pega um colega de trabalho na porta de saída. Seja lá o que você peça, uma resposta bem provável é: “Eu vou cuidar disso amanhã”.

Congruência

Todos nós tentamos, subconscientemente, ser consistentes em nossas ações prévias. Um bom exemplo é a técnica usada por vendedores. Um vendedor vai apertar a sua mão ao negociar com você. Na cabeça da maioria das pessoas, um aperto de mãos significa um acordo fechado e fazendo isso antes de o negócio ser efetivamente feito, o vendedor garante que provavelmente fechará o negócio com você de verdade.
Uma boa maneira de usar a congruência é fazer as pessoas começarem a agir antes que elas tenham tempo de pensar no assunto. Se, por exemplo, você está perambulando por aí com um amigo e você quer ver um filme, mas seu amigo está indeciso, você pode começar a caminhar em direção ao cinema enquanto ele pensa no assunto.

Discurso fluido

Quando conversamos, freqüentemente usamos interjeições e expressões de hesitação como “hummm” ou “quero dizer” e, é claro, o famoso “tipo” (e seu correlato “tipo assim”). Essas pequenas artimanhas do diálogo tem o efeito não intencional de nos fazer parecer menos seguros e confiantes e, portanto, menos persuasivos.
Se você é confiante em seu discurso, os outros serão mais facilmente persuadidos por aquilo que você tem a dizer.

Guiar o rebanho

Nós nascemos naturalmente seguidores. É triste, mas é verdade. Nós constantemente olhamos para os outros em nossa volta para determinarmos nossas ações; temos necessidade de aceitação.
Uma maneira simples e efetiva de usar isso a seu favor é agir como um líder, deixe o rebanho seguir você.

Amigos e autoridades

É bem mais provável que sigamos ou sejamos persuadidos por pessoas de quem gostamos ou pessoas que têm uma posição de autoridade. Isso não apenas é bom para deixá-lo ciente para combater técnicas de persuasão usadas contra você, mas também é bom para usar em outras pessoas porque você vai se surpreender com quão fácil é fazer com que as pessoas gostem de você e estabelecer autoridade em grupos.

Tente algumas dessas idéias e conte-nos se você está repentinamente vendendo mais, tendo mais favores feitos pra você ou se tornando o mestre da delegação e da persuasão no trabalho!

Por Stuart M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mulher deveria trair o seu marido